Young Lions e Future Lions: Concursos para Estudantes e Jovens Criativos do Festival de Cannes

younglions_700x525

Semana passada eu falei sobre o Festival de Cannes Lions, que acontecerá esse mês, você pode ver o post clicando aqui.

Nessa semana, eu quero trazer aqui os dois concursos de jovens criativos e estudantes que fazem parte desse evento da indústria publicitária que acontece na Riviera Francesa: o Young Lions e o Future Lions. Vamos a isso?

O que são Concursos para Estudantes e Jovens Criativos?

Os concursos para estudantes são competições em que só podem participar estudantes de faculdades ou instituições de ensino da área.

Já os concursos para jovens criativos são competições em que podem participar profissionais até uma determinada idade, geralmente 30 anos. Cada concurso tem suas especificações, mas geralmente é preciso estar atuando na área durante um período determinado.

Assim como cada competição tem suas regras de inscrição, cada competição também tem um modelo de disputa diferenciado. Podendo ser a criação de novos projetos, com briefing dado pelo concurso, como uma competição entre portfólios.

Participar desses concursos é uma ótima maneira de criar bons projetos e melhorar consideravelmente o portfólio. E claro, uma oportunidade de conquistar um reconhecimento e ter um destaque no mercado publicitário.

E nesse post eu quero falar dos concursos para estudantes e jovens criativos que o Festival de Cannes Lions organiza.

Young Lions

É a competição para jovens criativos mais famosa no Brasil, e provavelmente no mundo.

Acontece em vários países e tem o objetivo de selecionar os melhores profissionais para representar seus países na competição internacional, que acontece no Festival de Cannes Lions.

A competição surgiu em 1992, e hoje conta com 8 categorias: Design, Digital, Film, Health, Marketers, Media, PR e Print.

Young Lions no Brasil

São mais de 50 países, que enviam seus representantes para competir em Cannes. Cada país tem liberdade de formatar como será a seletiva, podendo ser bem diferente como você verá aqui.

No Brasil, a competição acontece através de análise do portfólio dos participantes. Ou seja, na inscrição o participante envia um portfólio, que atualmente pode ser composto por 6 campanhas (podendo ter várias peças em cada campanha).

Essa competição acontece por 2 fases. Na primeira, fase dos ex-young, vencedores do Young Lions Brasil de outros anos, irão avaliar os portfólios através de notas. Essas notas formam um ranking dos competidores, onde os 50 primeiros colocados estarão no shortlist.

Os competidores que estiverem no shortlist vão para a segunda fase. Nessa fase, os portfólios são avaliados por 4 grandes profissionais do mercado, que escolhem os vencedores que irão representar o Brasil na competição internacional.

Delegação dos Young Lions selecionados que representarão o Brasil em Cannes esse ano.

Vale lembrar, que esse processo é para a competição da categoria de Criação, que engloba Design, Digital, Film e Print. Sendo que outras categorias tem outras formas de seleção.

Como Participar?

A competição Young Lions, em diversos países, acontece entre março e abril. Não tendo uma data exata. E as regras de participação também variam para cada país, e até para cada categoria.

No caso do Brasil os pré-requisitos são:

  • Ter até 30 anos quando o Festival de Cannes Lions acontecer
  • Jamais ter sido delegado no festival
  • Ter residência física no Brasil
  • Comprovar ter no mínimo 2 anos de experiência no mercado

E claro, seguir as exigências da categoria que irá competir.

O site do Young Lions Brasil é: younglions.com.br

Young Lions em Portugal, e outros países

Como eu disse antes, a competição Young Lions acontece em mais de 50 países, e cada país tem a sua forma de premiar e eleger seus representantes.

Eu participei, e venci (Yeah! \o/) a competição na categoria Print em Portugal. E representei a terrinha no Festival de Cannes.

Em 2016, quando eu participei, a competição estava mudando sua forma. Passou a ter duas fases, a primeira era um “mini” portfólio, com 5 projetos, onde era feito uma pré-seleção para selecionar o shortlist dos competidores.

Cada shortlist, de cada categoria, foi composto por 5 duplas. A competição propunha criar uma campanha para um briefing dado pelo patrocinador do evento. Foram 48 horas, onde as duplas tinham que criar e produzir a campanha.

Eu preparei um vídeo sobre como foi a minha experiência na competição, dá só uma olhada:

Young Lions – Competição Internacional

O maior prêmio para quem vence o Young Lions é ir para o Festival de Cannes Lions representando o país. O evento é bem legal.

Mas o objetivo de nossa ida para lá é competir internacionalmente com os outros 50 países.

A competição internacional funciona assim: Primeiro as duplas recebem o briefing, em uma apresentação para todos os participantes. Depois, temos 24 horas para criar um projeto que melhor solucionem o briefing sugerido.

Lá, temos acesso a computadores do festival e temos liberdade para trabalhar como e quando quisermos. Mas não se engane, 24 horas é muito pouco tempo, e é bem corrido.

Os 3 vencedores de cada categoria recebem uma medalha de bronze, prata e ouro, respectivamente.

Future Lions

É a competição para estudantes do Festival de Cannes Lions. Essa competição, diferente do Young Lions, é 100% internacional. E é organizada pela agência AQKA.

Funciona assim… primeiro é liberado um briefing em comum para todos os participantes. A premiação busca ideias inovadoras que não seriam possíveis há 5 anos atrás.

Com o briefing em mãos quem desejar participar irá criar um projeto inovador que solucione o briefing. E enviar o projeto criado para eles em sua inscrição.

É bem simples e totalmente on-line. Os vencedores são premiados no Festival de Cannes Lions.

Como Participar?

Podem participar equipes de até 5 pessoas. Sendo que só pode participar estudantes ou quem se formou em no máximo 6 meses. A inscrição é gratuita e direto pelo site: futurelions.com

Roger Hatchuel Academy

O Roger Hatchuel academy não é uma competição, mas vale ser mencionado aqui por ser um projeto bem interessante do festival.

A ideia é treinar os futuros vencedores de Leões, através de uma orientação intensiva de grandes nomes da publicidade, especialistas em marketing e criativos mais famosos do mundo.

É um treinamento de 5 dias, e tem como objetivo proporcionar aos estudantes de publicidade, e outros cursos criativos, o ponto de partida necessário para garantir um papel na indústria criativa.

Os alunos da academia têm acesso total ao Festival de Cannes Lions, incluindo premiações e a festa do Young Lions.

Para saber mais sobre o Roger Hatchuel, do representante brasileiro do Festival de Cannes Lions, basta clicar aqui.

Se você gosta da área de criação e quer saber mais sobre Criatividade e Criação Publicitária, acesse a minha palestra para ficar por dentro e mais preparado para enfrentar os grandes desafios do mercado publicitário, acesse aqui.

Até a próxima criativos!

1 Gostei disso
0 Não gostei disso

Diretor de Arte e Designer com mais de 9 anos de experiência nas melhores agências de São Paulo (Havas Worldwide, AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi) e na Publicis de Lisboa, em Portugal. Em 2016 fui vencedor do Prêmio Young Lions, sendo selecionado para representar Portugal no Festival de Cannes Lions, na França. Além de colaborar aqui no Universitário Publicitário, estou a frente do projeto Meu Caos Criativo.

Comentários