Uma ideia criativa fica boa até em Lorem Ipsum

Lorem Ipsum

Você já usou alguma vez o site de Lorem Ipsum, não é mesmo? Lorem Ipsum, aquele texto usado para marcação em publicações como jornais, revistas, websites e mais algumas coisas. O que você habitualmente está acostumado a utilizar está ultrapassado, mas deixa que a gente te atualiza. Inclusive, vamos começar te atualizando sobre alguns assuntos muito importantes.

A inclusão de gênero e diversidade estão em pauta na sociedade e, consequentemente, na publicidade. Prêmios estão sendo ganhos, marcas estão se destacando e lucrando cada vez mais com esse discurso. Mas existe algo incomodo em toda essa obra: a falta de prática. Dentro das agências, o discurso machista, homofóbico e elitista ainda fazem parte da pauta. Já tivemos o caso da lista que colocava as mulheres como objeto sexual nas agências e a planilha “Como é trabalhar aí?” que tinha como intenção ajudar um estudante a procurar estágio, mas se tornou um verdadeiro confessionário onde continha relatos de assédio moral, sexual, preconceito e humilhação. Será que casos como esses irão perdurar até quando?

Dados salvos da planilha

A Vitória Ferrari, assistente de redação publicitária da J.Walter Thompson de Porto Alegre, junto com a dupla, a assistente de arte Luiza Lopes, criaram o Domina, um projeto que busca desenvolver ações para conscientizar o mercado publicitário sobre respeito e representatividade feminina.  A primeira ação é o Feminipsum, um site de Lorem Ipsum onde os textos para usar de marcação falam sobre uma coisa realmente importante: o machismo na propaganda. O projeto conta com a participação da tipógrafa Camila Saito, que já participa de projetos de empoderamento feminino, para contribuir com o type do site. A ideia é conscientizar os criativos e gerar um debate sobre machismo e falta de mulheres no ambiente de trabalho.

Todos nós somos o futuro da publicidade. Nosso papel como publicitários é muito mais importante do que andam contando por aí. Você não escreve só texto, não faz só arte pra post no Facebook, não escolhe só uns horários nas mídias para divulgação, não fica de conversa com o cliente, não faz só umas planilhas, definitivamente não. Somos profissionais que acompanham o comportamento humano, os analisamos, estudamos e criamos através do discurso de evolução no qual a sociedade passa. Pode-se fazer a diferença e isso começa por você. Em cada piada preconceituosa ou de mal gosto que até sem querer realiza, mas fere o seu colega de trabalho. Em cada job que você recebe na agência para criar, você pode criar uma mensagem consciente. Qual o legado que você está deixando no mundo? Seja criativo. Seja consciente. Aja. 

Quando você ou alguém da agência precisarem de Lorem Ipsum, use esse site http://feminipsum.com.br/, ele te dará textos da mesma forma, mas com uma mensagem consciente. Divulgue para amigos, colegas, desconhecidos, afinal, você sabe como vender uma boa ideia.

6 Gostei disso
0 Não gostei disso

(Redatora Publicitária)

Estudante de Publicidade e Propaganda formada em Tecnologia em Petróleo e Gás. Redatora Publicitária apaixonada pela propaganda e amante da leitura, e fundadora do portal publicitário que vai além para se destacar em um mercado em constante transformação.

Comentários