S.O.S. T.C.C - Mas que tema é esse?

como-escrever-um-artigo-perfeito-escrever-artigo

Eis que seu tema está escolhido e pronto pra ser pesquisado. Mas ele não é lá muito “convencional”. Causa um leve estranhamento quando visto de longe e as pessoas ficam com um pé atras quando vão debater sobre o assunto.

Mas e aí? Vai desistir do seu tema diferentão só por conta dos comentários das pessoas? Creio que não. E pra isso você vai ter que defender seu tema com unhas, dentes, armas e argumentos, ótimos argumentos de porque aquele deve ser seu tema. E é aí que entra sua pesquisa.

Escolhido o tema, vamos usar por exemplo “A Mudança de Posicionamento da Marca Barbie” – eu não escrevi sobre ele, fiquem livres pra usar. Explique porque raios esse tema pode ser interessante? O que ele agrega pra sua área? Ele tem fundamento teórico? Tem base histórica? Pensamento estratégico de marketing? Ele pode ser estudado?

Defender esse tema pode ser mais complicado do que escrever sobre ele, mas não desanima. Pra você escrever bem o seu tema deve ter pesquisa. MUITA pesquisa. TODA A PESQUISA DO MUNDO! Procure sobre histórico, sobre como aquilo nasceu, sobre quem fez e como fez. Pesquise sobre autores e pessoas que já escreveram sobre isso, sobre textos e livros do assunto…

Busquem conhecimento!

– Bilu, E.T.

Saber sobre o seu assunto, vai fazer com que seja mais fácil assimilar ele à sua área. Saiba quem criou a Barbie. Em que ano a Barbie mudou de posicionamento. Porque o nome é Barbie. Quais as variações da Barbie. Quem faz o marketing da Barbie. O que a Barbie significa em questões financeiras. Qual o público alvo e quem compra a Barbie. Porque lançaram uma nova linha de Barbies.

Responda todas as perguntas na sua pesquisa, e o seu tema está pronto para ser escrito. A partir daqui é organização e escrita. Sua pesquisa tem que conter a base pra tudo. Todas as informações devem estar nessa pesquisa. O tema precisa de pesquisa e a pesquisa justifica o tema.

Próximo capítulo a gente fala de organização e de calendário de escrita.

Ficou com dúvidas? Comenta aí pra eu responder.

A gente sê vê no meio do mês.
Um beijo.
Um queijo.
E até mais.

 

Cíntia Rocha

0 Gostei disso
0 Não gostei disso

Formada em Jornalismo, em Publicidade e Propaganda e entusiasta do Marketing de Entretenimento. Redatora, crítica de cinema, editora, fotógrafa. Sócia e Fundadora da Sharks Don't Sleep, uma produtora de conteúdo e eventos.

Comentários