S.O.S T.C.C - Do tema em diante...

publicidade1

Começando pelo começo, é hora de escrever seu TCC. E pra isso você precisa de um tema. Mas não qualquer tema, O TEMA. E como escolher? Por onde começar? O que fazer?

Calma criatura, respira fundo e vem comigo. Pensa numa coisa que você é apaixonado. Pode ser um filme, um desenho, uma banda, um brinquedo, qualquer coisa – até comida vale. Tendo isso em mente, pense em como a comunicação, no nosso caso publicitários, se encaixa na sua paixão. Ela tá em marketing? Em mídias? Em posicionamento da marca?

Ah Cíntia, mas por que isso?

Porque você vai passar um bom tempo estudando sobre isso. Estudar sobre um tema que você já tem afinidade, já tem paixão, já tem amor, e sabe o que se passa, facilita o processo. Vamos aos exemplos práticos.

Suponhamos que eu ame o Batman – e sim eu amo o Batman. Batman é uma marca global (posicionamento). Batman tem vários produtos licenciados à venda (marketing). A página do Facebook do Batman tem que responder crianças que mandam perguntas para ela todos os dias (mídias sociais). Batman teve diversos filmes e animações (cinema). E assim por diante.

Um tema, necessariamente, não precisa ser algo fechado dentro do universo da comunicação. Você não precisa dormir abraçado com um livro de teorias da comunicação pra escrever um TCC perfeito, basta escrever bem sobre aquilo que você gosta. Gostar do seu tema economiza tempo e paciência. Imagine ter que aprender do zero a vida dos Smurfs? Eu acharia terrível passar minhas noites vendo Smurfs na TV e estudando sobre isso (nada contra os Smurfs, foi só um exemplo). Se tornou, para mim, muito mais fácil escrever e falar sobre o morcegão.

Aprender é um processo longo e demorado, mas aprender com algo que nós gostamos se torna mais leve e mais divertido.

Escolha o seu objeto de tema. Seja ele o Batman, os Smurfs ou Adorno, não importa. Tenha um centro, e desse centro ache a direção que o seu TCC vai seguir. No meu caso, eu peguei o Batman e falei sobre Gotham City, a cidade do Batman. Você pode falar sobre o mascote de uma banda. Sobre a trajetória de um apresentador de TV. Desde que sempre esteja ligado ao seu tema.

Escolhido o tema, hora da pesquisa. Pesquise MUITO. TUDO. Saiba a história, o antepassado, o porquê, as notícias sobre, quem foi, como era, o que aconteceu… Vá fundo. Mergulhe de cabeça no seu objeto de pesquisa. Seu tema só vai ser um tema se você realmente souber argumentar e defender ele.

Ah, outra coisa, NÃO EXISTE TEMA RUIM! 

Essa história de “meu tema é polêmico” não cola. Temas são livres, são abertos, você pode falar sobre a igreja católica, sobre o tráfico de drogas, sobre algum governo golpista. Desde que saiba argumentar e defender o motivo desse ser seu tema.

No próximo post explicarei mais sobre argumentação e defesa de tema e como pesquisar mais a fundo sobre os assuntos, ligando à comunicação.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que no próximo post a gente responde.

Um beijo
Um queijo
e até a próxima.

Cíntia Rocha

5 Gostei disso
0 Não gostei disso

Formada em Jornalismo, em Publicidade e Propaganda e entusiasta do Marketing de Entretenimento. Redatora, crítica de cinema, editora, fotógrafa. Sócia e Fundadora da Sharks Don't Sleep, uma produtora de conteúdo e eventos.

Comentários