Projeto Fictício: O que é e Por que criar?

capa_leao

Primeiro de tudo, este post apresenta um Projeto Fictício que mostra o redesign de uma marca conhecida e amada pela maioria dos cariocas. Além disso, busca estimular a sua criatividade apresentando outros projetos incríveis.

O primeiro Projeto Fictício é da Amanda Louisi, que desenvolveu o redesign da marca LeãoDá só uma olhada…

Projeto Fictício

“A ideia foi fazer do rosto do Leão o principal signo da marca (como antigamente) mas, ao mesmo tempo, trazendo um desenho novo, simples e fluido que pode ser usado como gráfico de apoio também. Um símbolo que também agrega a suavidade do aroma e do sabor do produto com suas linhas sinuosas que lembram o vapor do chá e as folhas das ervas.”

Projeto Fictício

O projeto ficou bem bacana, trazendo uma modernidade e simplicidade que fazem muito sentido com a marca. Eu não conhecia o trabalho dela e, devido a isso, já estou seguindo. (se quiser seguir o behance dela também, é só clicar aqui.)

A Amanda Louisi criou o projeto como um estudo pessoal, com o intuito de assim praticar e de gerar portfólio. Ou seja, como um Projeto Fictício.

O que seria um Projeto Fictício?

Projetos fictícios são projetos criados sem ter um briefing. São projetos que tem o intuito de mostrar a sua qualidade de trabalho e agregar valor ao seu portfólio.

Eles também são conhecidos como Projetos Fantasmas, como a minha colega Thayô Amaral falou muito bem aqui no Universitário Publicitário nos posts:

Quer fugir da criação de um portfólio medíocre? Leia!

Como conseguir seu primeiro estágio

Certamente, recomendo que você leia eles. 😉

Os Projetos Fictícios são muito usados por publicitários, diretores de arte e redatores, para montar os seus portfólios.

São essenciais para quem está começando poder mostrar o seu trabalho e conquistar o 1º estágio ou o 1º emprego na área. E também são usados por profissionais que já estão no mercado. Nesse caso há 2 motivos:

1. Projetos criativos mostram todo o potencial e qualidade do seu trabalho e agreguem valor ao portfólio.

2. Propostas de projetos para clientes da agência. Nesse caso são criados proativamente, com a intenção de que o cliente aprove e veicule o projeto.

Essa é uma prática comum na publicidade. Mas também é uma ferramenta muito poderosa para designers.

Projetos Fictícios no Design

São raros os designers que enxergam os Projetos Fictícios como uma boa oportunidade. Eu não sei o motivo, pode ser um pouco de preconceito por não ser um projeto real aprovado pelo cliente, ou também a falta de tempo. O fato é que esses mesmos designers volta e meia estão compartilhando, curtindo e admirando Projetos Fictícios.

O Projeto Fictício é uma ótima forma de ter a liberdade criativa para mostrar o quão boa pode ser a sua criação e, o mais importante, ganhar notoriedade e conquistar novos clientes. Eu vi o poder disso quando desenvolvi o redesign da OAB.

O meu objetivo com esse projeto era simplesmente executar uma ideia que surgiu na minha cabeça. Enquanto estava no trânsito de São Paulo, virei para o lado e vi uma unidade da Ordem dos Advogados. Olhando o logo atual deles, logo me veio a ideia de simplificar as formas e posicioná-las melhor, deixando o logotipo mais moderno.

Projeto Fictício

Aproveitei para usar a Proporção Áurea em sua construção e compartilhei o projeto em alguns grupos de design. Recebi muitos elogios, ganhei muitos seguidores e avaliações no Behance. Algumas pessoas vieram trocar ideia sobre oportunidades e até uma pessoa que tinha contato dentro da OAB falou comigo.

Foi aí que eu vi o poder que um Projeto Fictício pode ter.

Benefícios de se criar Projetos Fictícios

São muitos os benefícios que podem surgir de um bom Projeto Fictício. Cada projeto é único e por isso traz benefícios específicos.

Mas, para mostrar como podem ser poderosos os benefícios de criar bons Projetos Fictícios, eu quero apresentar 2 designers que souberam usar muito bem esse recurso.

Marcello Di Giovanni

É um designer italiano especializado em criação de marcas e em UI/UX Design. Você pode não reconhecer o nome dele, mas há grandes chances de você já ter visto (e até avaliado) o projeto de redesign para o WhatsApp.

Projeto Fictício

O projeto foi destaque na categoria Design Gráfico e conta com mais de 115.000 avaliações, uma diferença gigante com seus outros projetos no behance.

Jonathan Mak

É um designer chinês que produz uns estudos bem interessantes de formas minimalistas. Também é bem provável que você já tenha visto esse projeto, que ele fez após a morte do Steve Jobs.

Projeto Fictício

Esse projeto viralizou de uma maneira que devido a isso, ele foi convidado pela Ogilvy & Mather para criar um poster para a Coca-Cola e acabou levando um dos maiores  prêmios no Festival de Cannes Lions em 2012.

Projeto Fictício

Desafios de Projetos Fictícios

Uma forma interessante também de criar Projetos Fictícios é participar de desafios. Volta e meia aparece um concurso, competição ou desafio onde podemos criar redesigns interessantes de marcas famosas.

Um bom exemplo foi o desafio que rolou há alguns anos onde designers se organizaram para apresentar novas propostas para a interface do site do IMDB. Centenas de designers de todos os cantos do mundo participaram, você pode ver pela internet e Behance várias dessas propostas. Como resultado desse desafio, trabalhos muito interessantes foram desenvolvidos. Trouxe alguns para vocês verem: 

Projeto Fictício

Redesign do designer brasileiro JP Teixeira – www.thedesigner.jp

Projeto Fictício

Redesign de Rémi Fayolle e Gilles Bertaux

Projetos Fictícios no Portfólio

Bom, acredito que a essa altura do post, você já percebeu que os Projetos Fictícios são ótimos para compor o portfólio. Além disso, também possibilitam mostrar a qualidade do seu trabalho, trazendo destaque para o seu portfólio como um todo.

Assim, a sacada que eu quero deixar com esse post é: Crie novos Projetos Fictícios!

O portfólio é uma peça-chave para a carreira de qualquer criativo e é importante estar sempre agregando mais valor para torná-lo cada vez melhor. E se você quer certamente melhorar o seu portfólio, ou criar um do zero caso ainda não possua, eu tenho uma oportunidade ótima para você…

Como Montar um Portfólio Phoda

Como eu acredito que um dos pilares mais importante da carreira de um criativo é o portfólio, desenvolvi o curso on-line Como Montar um Portfolio Phoda. Finalmente ao realizar o curso, você irá descobrir que é totalmente possível Conquistar Ótimas Vagas e Clientes em Poucos Meses! Mesmo que hoje você não tenha nenhum portfólio para apresentar como resultado do seu conhecimento e habilidades na área. 

Projeto Fictício

Um curso completo sobre Portfólio, que certamente fará você encontrar tudo o que precisa fazer para…

  • … conhecer um passo a passo, tudo que você precisa saber, para colocar o seu Portfólio On-line.
  • … entender o que vale a pena ter no portfólio e como criar novos projetos.
  • … ter acesso a uma fórmula para criar apresentações atraentes para qualquer projeto.
  • … escolher os melhores projetos, organizá-los e deixar o seu Portfólio Phoda!

E o melhor…

Para essa turma eu também preparei 2 presentes INCRÍVEIS para os alunos, um desconto ESPECIAL e uma garantia RISCO ZERO.

Para conhecer o curso on-line Como Montar um Portfólio Phoda, clique no link abaixo:

>> Conheça o novo Como Montar um Portfolio Phoda <<

Borá impactar o mercado publicitário com a sua criatividade!

4 Gostei disso
0 Não gostei disso

Diretor de Arte e Designer com mais de 9 anos de experiência nas melhores agências de São Paulo (Havas Worldwide, AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi) e na Publicis de Lisboa, em Portugal. Em 2016 fui vencedor do Prêmio Young Lions, sendo selecionado para representar Portugal no Festival de Cannes Lions, na França. Além de colaborar aqui no Universitário Publicitário, estou a frente do projeto Meu Caos Criativo.

Comentários