A pandemia provocada pelo COVID-19 fez com que o mundo literalmente parasse para reflexão, me arrisco a dizer, no momento mais acelerado da história. Ninguém escapou da auto análise. Em algum momento, em meio ao turbilhão pessoal de cada um, todos questionaram o seu papel no mundo, suas prioridades, seu propósito e, especialmente, sua carreira.
Nos últimos seis meses, profissionais de todas as áreas tiveram de usar de muito equilíbrio, resiliência e reinvenção para continuar ativos no mercado de trabalho, fosse adaptando-se ao home-office ou na recolocação, em outras atividades. A certeza é de que o novo mundo pede profissionais cada vez mais dinâmicos, ousados e criativos para lidar com as complexidades e adversidades do dia a dia.
De acordo com relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial no início de 2019, pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional são as principais competências que o profissional do futuro precisa ter. Tais habilidades foram colocadas à prova nos últimos meses e deram vida à um grupo de trabalhadores que tendem a se destacar em suas áreas de atuação, sejam elas quais forem.
O texto mostra que não apenas os comportamentos dentro do mundo do trabalho estão mudando, mas as habilidades para ingressar nele também. De acordo com a publicação, as empresas vêm buscando profissionais que possam entregar além do mínimo e pensar fora da caixa para propor soluções que movimentem seus negócios rumo ao alcance dos objetivos.
Confira se você possui as soft skills listadas pelo Fórum Econômico:
- Visão analítica e inovação;
- Aprendizado ativo e outras estratégias;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Tecnologia de design e programação;
- Pensamento crítico e análise;0
- Solução de problemas complexos;
- Liderança e influência social;
- Inteligência emocional;
- Tomada de decisão, solução de problemas e ideação;
- Análise e avaliação de sistemas.
Dica:
Para saber se está preparado, faça uma análise da sua vida nos últimos seis meses. Sem dúvidas, foram os mais desafiadores da história recente.
Se por um lado a pandemia nos trouxe muitos desafios, por outro deixará grandes ensinamentos. Use esse período como um termômetro para medir sua evolução pessoal e profissional.
Comentários