O que é e como usar a Proporção Áurea?

Curso Proporção Áurea

O que é Proporção Áurea?

Explicando de um modo simples, a Proporção Áurea é um conceito matemático que pode ser usado no design para trazer mais harmonia e equilíbrio em projetos visuais.

“Como assim?”

Antes, precisamos entender o número de ouro, que é uma constante real algébrica irracional, obtido por meio de uma conta bem complicada (que não importa muito). O número de ouro é um número infinito que começa por 1,6180339887…

A Proporção Áurea é uma relação entre grandezas que usa o número de outro (Que podemos aproximar por 1,618).

Explicando de forma visual:

Supomos que a linha do meio tem o tamanho de X. Se a linha menor tiver X/1,618 e a linha maior tiver X*1,618. Então as 3 linhas estão na relação da Proporção Áurea entre si.

Se colocarmos a linha menor do lado da linha média, veja que o tamanho é o mesmo da linha maior.

Como usar a Proporção Áurea?

A Proporção Áurea é bem versátil e tem muitas técnicas que podem ser usadas.

Mas basicamente a Proporção Áurea é usada para fazer estruturas e grids que nos ajudarão na criação de símbolos e diagramações.

E existem duas vantagens de usar esses grids:

1. Rapidez – Com o grid podemos ver todas as possibilidades mais facilmente eliminando aqueles inúmeros testes de “2 pixels para o lado… 2 para o outro…”.

2. Harmonia e Equilíbrio – A Proporção Áurea tem o poder de deixar as formas e a relação entre os elementos mais harmônicos e equilibrados, e aproveitar esses benefícios vai te ajudar a fazer projetos mais agradáveis visualmente.

Eu sei que apenas lendo é difícil entender, por isso, quero compartilhar com você dois vídeos onde uso a proporção áurea na prática. Um na criação de logotipo e outro na criação de um layout de site.

Criando logotipo usando a Proporção Áurea:

Criando layout de site usando a Proporção Áurea:

Quer ver alguns projetos legais?

5 projetos inspiradores de Proporção Áurea?

Eu também separei 5 projetos legais que usam a Proporção Áurea. Vamos a isso?

Identidade visual do Grupo Boticário

Projeto desenvolvido pela Future Brand Brasil, clique aqui para ver o projeto.

 

30 Animal Logos Challenge

Projeto desenvolvido pelo designer da Ucrania Andriy Yurchenko, clique aqui para ver o projeto.

 

Identidade visual do Yond

Projeto desenvolvido pelo designer da Itália Lino Russo, clique aqui para ver o projeto.

 

Identidade visual do Crytivo

Projeto desenvolvido pela designer da Dinamarca Maria Grønlund, clique aqui para ver o projeto.

 

Famous Logo Grids

Projeto onde o designer da Roménia Florian Popescu fez estudos recriando marcas famosas na proporção áurea. Clique aqui para ver o projeto.

Você vê esses projetos, se sente inspirado e ao mesmo tempo acha que nunca conseguirá usar a Proporção Áurea? Então, dá uma lida nisso:

Design em Proporção

Eu preparei o curso on-line Design em Proporção, um curso sobre… Como Melhorar o seu Trabalho em apenas 5 semanas, e Dobrar o seu Retorno Financeiro em poucos meses, aplicando todas as técnicas da Proporção Áurea em seus projetos, mesmo que você esteja iniciando na carreira como designer.

Lá, eu ensino todas as técnicas da Proporção Áurea de forma simples e prática, é um método que qualquer designer consegue aprender e aplicar em seus projetos.

Porém, as inscrições estão abertas apenas até 10/08 (sexta-feira). Então, para conhecer o curso, os módulos, como ele funciona, a garantia que você terá, os bônus que ofereço e, claro, para se inscrever… basta acessar o link abaixo:

>> Quero Conhecer o Design em Proporção <<

Ah… E não para por aí… Eu preparei um desconto exclusivo para quem acompanha o Universitário Publicitário. É só clicar no link… Nos vemos lá!

>> Quero Conhecer o Design em Proporção <<

4 Gostei disso
0 Não gostei disso

Diretor de Arte e Designer com mais de 9 anos de experiência nas melhores agências de São Paulo (Havas Worldwide, AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi) e na Publicis de Lisboa, em Portugal. Em 2016 fui vencedor do Prêmio Young Lions, sendo selecionado para representar Portugal no Festival de Cannes Lions, na França. Além de colaborar aqui no Universitário Publicitário, estou a frente do projeto Meu Caos Criativo.

Comentários