Mergulhando no cotidiano para criar

tumblr_ojdjp84XE81tfbrxko1_1280

Sabe aquelas ilustrações que encantam e parecem ter uma história por trás de cada traço? Esse é o tipo de trabalho que trago para vocês, do ilustrador e diretor de arte João Lucas Roque.

Ele é aquele tipo de ilustrador que raramente usa o papel para criar as suas principais ilustrações, na verdade, ele confessa que nunca usa. E quando usa, fica no papel mesmo, não faz a finalização no computador como muitos realizam.

Para ilustrar, ele usa o programa Adobe Photoshop como o seu principal aliado, junto com a sua mesa digitalizadora da Wacom, uma bamboo pen, que já está com ele fielmente há 7 anos. Inclusive, ele super recomenda!

INSPIRAÇÕES

As suas inspirações são as ilustrações de grandes estúdios de animações como a Pixar e DreamWorks, tendo como referência os próprios artistas desses estúdios como o Goro FujitaDice Tsutsumi. Outros artistas também estão entre os seus queridinhos como Ira Sluyterman van Langeweyde Christoph Niemann que teve seu trabalho apresentado no documentário Abstract da Netflix.
Tenho e olho bastante os art ebooks de grandes animações, de onde eu tiro referência de cores e estilo, e crio o meu próprio. Às vezes, uso algumas imagens como referências, outras vezes vou direto da cabeça. Tento sempre olhar ao meu redor e ver como as coisas se comportam, objetos, os horários, luz, atmosfera e externo isso para as ilustrações. – Roque
Roque, como assina em suas ilustrações, é apaixonado pelo estilo cartoon, puxando um pouco para o infantil, mas com a essência “adulta”. E olha que o ilustrador pode criar ilustrações bem provocantes como esta ao lado. Além disso, gosta de ilustrar o cotidiano, a rotina das pessoas, cidades, personagens em situações diversas e sempre busca explorar bem as cores em suas criações. O cuidado em transmitir sentimentos e sensações é perceptível na expressão dos seus personagens que ganham vida em cada ilustração. 
Vale ressaltar que antes da ilustração, ele sempre cria um pré-roteiro, monta uma história e cria em cima disso, com o objetivo de passar um sentimento.
Creio que montando uma história por trás, o desenho sairá mais completo, fazendo com que a pessoa que esteja vendo, consiga imaginar a situação aonde o personagem se encontra. – Roque
Essa última, com certeza, foi uma ilustração feita para os cariocas. Rolou uma identificação forte!

 

SONHO

O sonho desse ilustrador é ser um visual development artist (artista de desenvolvimento visual) de grandes estúdios, montando e contando uma história a partir do desenho.

Vale ressaltar, que sempre que Roque está criando, seja desenhando ou fazendo os seus rabiscos em folhas, dar a vida aos objetos ou coisas que poderiam virar lixo é de alguma forma para ele trazer um sentindo para as coisas, dar vida a algo que está sempre conosco, mas que enxergamos de uma forma diferente.

A sua verdadeira inspiração é a vida, as pessoas, comportamentos, animais, tudo que está em sua volta, ou ao seu alcance, onde possa externar de alguma forma para a sua arte. 

QUEM É ROQUE?

Um artista por completo que gosta de desenhar em papel, pintar, usar diferentes ferramentas para compor algo visual. Apaixonado pela vida, arquitetura, invenções, arte, esculturas e, é claro, externar uma certa experiência para quem for ver.

Quer se comparar a um artista do renascimento, só que no mundo atual, onde possa desenvolver um trabalho artístico por completo. Um cara apaixonado por tudo, onde o mundo o fascina e deixa externar essa paixão em sua arte.

Publicitário, ilustrador, artista, pretendo seguir firme e forte como publicitário, e seguir novos rumos nessa profissão, ser UM DOS MELHORES, mas uma coisa é certa, desenho é a minha paixão. – Roque

Veja as outras criações e acompanhe o trabalho desse ilustrador talentoso pelo Tumblr e Instagram. Estamos de olho e nos apaixonando por cada personagem que ganha vida em seus traços.
4 Gostei disso
0 Não gostei disso

(Redatora Publicitária)

Estudante de Publicidade e Propaganda formada em Tecnologia em Petróleo e Gás. Redatora Publicitária apaixonada pela propaganda e amante da leitura, e fundadora do portal publicitário que vai além para se destacar em um mercado em constante transformação.

Comentários