Criatividade: Onde Encontrar Boas Referências Visuais e Criativas

capa_criatividade

A Thayô Amaral escreveu um post bem bacana: “Como perdi o medo de criar – Dicas Práticas”. Nele ela compartilhou 4 dicas bem interessantes. 

A primeira dica é Tenha boas referências. Algo que concordo muito! Ela fala para assistir, ler, ouvir as pessoas na rua, padaria, metrô, etc… E realmente no nosso cotidiano podemos nos inspirar e ter insight com tudo. Basta ter um olhar atento.

Nesse post eu quero compartilhar outra maneira de coletar referências. Dessa vez, referências ligadas diretamente ao seu trabalho.

É por isso que eu resolvi organizar e compartilhar com você os links que tenho em meus favoritos, que estão divididos em duas categorias: Referências Visuais e Referências Criativas. Vamos a isso?

Referências Visuais

Behance

O Behance dispensa apresentações. É uma plataforma de portfólio e ao mesmo tempo rede social. Uma forma para fazermos networking e encontrarmos boas referências.

É por isso que ele está na lista. Por lá, podemos encontrar portfólio de agências e grandes profissionais do mercado, um prato cheio para quem quer alimentar a sua fome por referências visuais.

behance.net

Outro lugar bem interessante é o Dribbble, que tem uma função bem próxima a do Behance. Por isso, fica aqui a menção honrosa a essa plataforma.

Design Inspiration

Design Inspiration é um “Hub Criativo”, que funciona como uma rede social para compartilhar boas referências com a comunidade do site e guardá-las para acessar quando quiser.

É um projeto bem bacana e que existe há um bom tempo. Lá, sempre há boas referências visuais que já me inspiraram em muitos projetos.

designspiration.net

BaubauHaus

BaubauHaus é um site que dois amigos romenos criaram para compartilhar as referências que encontravam. A ideia era criar um ambiente bem criterioso com projetos de alta qualidade.

O projeto parece estar parado nos últimos meses (a última publicação foi a 7 meses), mas os projetos que já foram postados, ao longo desses anos de existência do site, são mais do que suficientes para você se nutrir de boas referências.

baubauhaus.com

Pinterest

Pinterest é uma rede social de referências. Lá, você encontrará de tudo um pouco, compartilhará referências externas e poderá criar seus boards (para guardar e organizar suas referências).

É uma ferramenta bem interessante para encontrar projetos legais e também guardar projetos de outros lugares. Facilita bastante a organização e a consulta de suas referências.

pinterest.com

Eu coloquei na categoria de Referências Visuais, pois você consegue encontrar projetos incríveis, mas também é muito bom para encontrar boas Referências Criativas.

Referências Criativas

Ads Of The World

Ads Of The World é o maior site de referências publicitárias do mundo. Por lá, agências de publicidade e estudantes do mundo todo compartilham seus trabalhos.

É uma “comunidade criativa”, como eles gostam de dizer, que serve de referência do que as maiores agências do mundo estão criando para seus clientes. São milhares de ideias criativas para conhecer, consultar e se inspirar.

adsoftheworld.com

Creative Ad Awards

Outro site com a mesma finalidade é o Creative Ad Awards, um site/arquivo de campanhas criativas da publicidade mundial.

A principal diferença está no fato do Creative Ad Awards focar apenas em campanhas de anúncios impressos. Já o Ads Of The World aborda todas as categorias e tipos de projetos criativos da publicidade, passando por filme comercial, ativação e campanhas impressas.

creativeadawards.com

IDEO

Essa indicação é um pouco diferente. Enquanto os outros sites tinham como foco principal inspirar seus visitantes, esse tem como objetivo mostrar o seu trabalho.

IDEO é um famoso estúdio de design que tem o Design Thinking como atividade principal. Aliás, foram profissionais de lá que popularizaram e deram vida a esse termo.

Os projetos da IDEO são muito inspiradores, e vale muito a pena conhecer.

ideo.com

Como Ser Mais Criativo

Buscar referências é apenas um passo para ser mais criativo.

A essa altura, não é segredo que a criatividade é uma habilidade chave em nossa profissão. Porém, há muitas dúvidas de como desenvolvê-la. O senso comum é que a criatividade é um dom, e que poucos foram abençoados com ela.

A boa notícia, que você já deve saber, é que a criatividade pode ser desenvolvida com a prática. Ou seja, quanto mais ideias você tiver, mais criativo você será, e mais fácil será ter novas ideias.

Mas como no esporte ou na música, apenas praticar não é o bastante. É preciso entender o fundamento e as principais técnicas. Daí sim, você irá praticar muito, mas agora com estratégia.

Foi exatamente por esse motivo que eu criei e desenvolvi a palestra Criatividade e Criação Publicitária.

Onde o aluno aprenderá Como Ser Mais Criativo em 45 min., Superar O Bloqueio E Começar A Ter Ideias Incríveis, uma palestra desenvolvida para quem deseja se preparar para os desafios do mercado publicitário.

>> CLIQUE AQUI – PALESTRA CRIATIVIDADE E CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA <<

2 Gostei disso
0 Não gostei disso

Diretor de Arte e Designer com mais de 9 anos de experiência nas melhores agências de São Paulo (Havas Worldwide, AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi) e na Publicis de Lisboa, em Portugal. Em 2016 fui vencedor do Prêmio Young Lions, sendo selecionado para representar Portugal no Festival de Cannes Lions, na França. Além de colaborar aqui no Universitário Publicitário, estou a frente do projeto Meu Caos Criativo.

Comentários