Criação, Atendimento, Produção... Pra onde ir?

areas-da-publicidade

Enquanto outras profissões são bem direcionais quanto a onde o graduado pode atuar, a publicidade não facilita. São ao todo 11 áreas nas quais um publicitário pode atuar trabalhando em uma agência, somadas a mais algumas possibilidades fora da agência também.

Eu não acho que haja maneira mais eficaz de te ajudar a decidir o melhor caminho pra você do que explicando não só o que é como também como se faz o dia a dia de cada área de atuação. Vou começar pelos clichês mais conhecidos e depois vou falar sobre outros que nem todo mundo sabe que existem, ok? Então vamos lá:

Atendimento

O que é?

É o profissional responsável por gerenciar o contato entre a agência e o cliente. Se você for parar pra pensar, é muito inconveniente e pouco lucrativo arrastar toda a equipe para uma reunião de briefing, certo? A responsabilidade do Atendimento é fazer o papel de um agente duplo: na agência, ele é os olhos e ouvidos do cliente. No cliente, ele é o advogado da agência.

O que precisa pra ser atendimento?

O atendimento precisa ser paciente e ter boa comunicação. Precisa sacar muito de publicidade, estar sempre antenado e ter inteligência emocional para gerenciar crises. Precisa ter uma boa apresentação pessoal também.

O dia a dia

Reuniões, reuniões, reuniões e mais reuniões. É papel dele ouvir as dores dos clientes, traduzir em informações relevantes para os publicitários, repassar as necessidades e exigências para a equipe, receber da equipe o material, avaliar se é isso mesmo que o cliente pediu e levar esse material até o cliente, advogando pela criação diante do cliente, quando necessário.

Planejamento

O que é?

O estrategista. É ele que capta as informações do atendimento e tem o papel de definir quais as ações necessárias para cumprir os objetivos do cliente.

O que precisa pra ser planejamento?

Precisa conhecer todos os caminhos possíveis na publicidade. Precisa ter experiência e vivência na área, porque é isso que faz com que ele saiba qual pode ser o caminho mais efetivo para se atingir determinado objetivo. Precisa entender de atendimento (para saber que ideia pode ser defendida), de mídia (para saber quais das mídias cabem no orçamento do cliente), de criação (para saber o que pode ser desenvolvido) e até de produção (para saber se o material pode ser entregue a tempo). Precisa saber trabalhar com prazos e ser uma pessoa organizada.

O dia a dia

Estudar! A maior parte do trabalho do planejamento é a pesquisa, mas não só no computador. Ele deve ir a campo e perguntar a pessoas comuns como elas usam os meios de comunicação. É papel dele identificar tendências e saber antes de todo mundo as novidades no universo da publicidade. Também cabe a ele coordenar as campanhas, estabelecer prazos e coordenar a entrega e apresentação desse material para o cliente. O planejamento e o atendimento são como Batman e Robin.

Mídia

O que é?

A pessoa dos números. Ele deverá conversar com o planejamento para definir quais são as mídias adequadas para o objetivo do cliente, e qual delas deverá receber menos ou mais atenção. Quantas pessoas podem ser atingidas, e com que grau de efetividade. É ele quem media o contato entre a agência e os canais de mídia, e é quem mais ganha presente na agência.

O que precisa pra ser mídia?

Precisa sim ter afinidade com números, não tem escapatória. Precisa ser uma pessoa muito organizada (mesmo!). É ele que mexe com o dinheiro do cliente, afinal: qualquer deslize e a responsabilidade será dele. Ele precisa ter, no mínimo, excel intermediário no currículo.

O dia a dia

Ele passa tempo calculando o alcance das mídias, os valores de impressão, os custos de cada veículo e etc., mas também gasta tempo negociando com os canais de mídia tradicional (TV, Rádio, Mídia Externa…). Trabalha sob pressão, mas geralmente é bem recompensado. É provavelmente o cargo menos rotativo da agência, com um grau altíssimo de fidelização. A carreira de um mídia provavelmente vai se passar majoritariamente em uma única agência.

Redação

O que é?

É o redator que traduz as ideias do planejamento em comunicação. É ele quem organiza a mensagem a ser passada para o público.

O que precisa pra ser redator?

Manjar muito de português é só um fator. Precisa entender bem de gramática, mas também precisa saber qual a linguagem ideal para cada público, quais termos precisam ser evitados na comunicação para grupos específicos, como personificar a empresa em todos os meios de comunicação.

O dia a dia

Ele passa o dia inteiro pesquisando, lendo e escrevendo. Principalmente escrevendo.

Direção de Arte

O que é?

O profissional responsável pela criação visual das peças da agência. Ele é quem vai “layoutar” as ideias que foram determinadas nos processos anteriores e transformar tudo isso em signos reconhecíveis.

O que precisa pra ser diretor de arte?

Ser um devorador de referências e ter várias “horas de vôo” no Illustrator, Photoshop e Indesign.

O dia a dia

Behance, Illustrator, Photoshop e Indesign.

Direção de Criação

Ahá! Pensou que eu ia passar na frente do meu colega Rubens Mendes? Se enganou!

Se você quer saber O que faz um Diretor de Criação, clica aqui pra ler um especialista falando para o Universitário Publicitário exatamente sobre isso.

Social Media

O que é?

O profissional responsável por organizar a comunicação nas mídias sociais do cliente. Ele é a personificação do cliente nas redes sociais e fica responsável por monitorar todos os pontos de contato (on-line) entre o público e a marca. Em muitas agências, a função dele pode se confundir com a do redator e em outras com a do analista. Ele é peça fundamental para o sucesso da comunicação on-line das marcas, porque indica para a criação o que pode ser feito para que as peças sejam mais assertivas e adequadas à comunicação nas redes.

O que precisa pra ser social media?

Ser hard user é fundamental, mas não substitui a formação do profissional. Como é uma função nova, nenhuma faculdade é capacitada para orientar de maneira correta o futuro profissional de mídias sociais, mas várias agências e escolas de criação tem cursos de altíssima qualidade para quem quer atuar nessa área. Precisa ser antenado em todas as novidades do universo popular, incluindo o final da novela das 20h, o último Trending Topic e o mais novo escândalo de Hollywood.

O dia a dia

Quando a agência consegue ter um profissional cujas funções são adequadas ao cargo, a ele cabe passar o dia inteiro pesquisando e interagindo nas redes sociais. Ele verifica a adequação da marca às mídias online, responde às perguntas dos clientes, interage com os comentários que a marca recebe e mantem a comunicação sempre fresca, quando possível associando a comunicação da marca às atualidades.

Analista

O que é?

Ele é o mídia, só que online. A ele cabe executar as campanhas que envolvem investimento em mídia online, analisar os resultados, apresentar relatórios e apresentar novas soluções de mídia que contribuam com o objetivo do cliente.

O que precisa pra ser analista?

Precisa ser extremamente organizado, atento e responsável. Assim como para social media, a faculdade não prepara esses profissionais, mas cursos de extensão são a melhor alternativa do mercado para se aprender a melhor utilização das ferramentas desse universo: as plataformas de anúncios de todas as mídias online (Facebook e Instagram, Google, Linkedin, Twitter, Waze, etc.)

O dia a dia

Criar campanhas online nas plataformas específicas, gerenciar crises (falhas nas plataformas, em sua maioria), fazer alterações no curso das campanhas, coordenar o fluxo de criação para anúncios indicando quais peças em que formatos precisam ser criadas para cada meio e desenvolver relatórios sobre as campanhas realizadas.

Prospecto

O que é?

É um profissional especializado em captar clientes para a agência. Em outras áreas ele é chamado de “comercial”. Ele deve conhecer o mercado publicitário e já ter experiência em publicidade, conhecendo também as soluções para cada problema de comunicação e entendendo as soluções oferecidas pela agência. Ele muitas vezes é o dono da agência ou o próprio profissional de atendimento.

O que precisa pra ser prospecto?

Precisa entender de publicidade e ter lábia de vendedor.

O dia a dia

Reuniões, telefonemas, e-mails e mais reuniões.

Tráfego

O que é?

Função já extinta em algumas agências. Cumpre o papel de garantir que as entregas ocorram nos prazos necessários, repassando as demandas entre os departamentos e cobrando o cumprimento do cronograma.

O que precisa pra ser tráfego?

Organização, trabalhar bem em equipe e ter responsabilidade. É fundamental ter uma visão holística sobre os processos para ajudar o planejamento na determinação das deadlines possíveis.

O dia a dia

Mandar e-mails, auxiliar a produção na execução das demandas, organizar documentos.

Produção

O que é?

É o profissional responsável pela execução do processo externo à agência. É ele quem repassa as peças para as empresas gráficas, negocia valores, garante a entrega nos prazos, reencaminha o material para o destino, contrata promoters, atores, produtoras para a realização das campanhas planejadas.

O que precisa pra ser produção?

Precisa ter um bom network, ser organizado, atendo, saber trabalhar bem sob pressão e saber lidar com pessoas.

O dia a dia

Telefonemas e e-mails mil. Esse profissional recebe materiais e reencaminha para os lugares certos, confere a qualidade do material recebido, cobra prazos e gasta bastante tempo apagando os “incêndios” dos imprevistos.

Além disso, o publicitário pode atuar nos departamentos de marketing ou nos próprios canais de comunicação (rádio, TV, mídias externas) e ainda como freelancer, liderando seu próprio destino nesse mar capitalista.

Espero ter te ajudado a conhecer mais sobre suas possibilidades! Fique ligado nas próximas publicações do Universitário Publicitário, tem muita ajuda vindo aí!

8 Gostei disso
0 Não gostei disso

Apaixonada por conhecimento compartilhado. Formada em Comunicação Social e fundadora do Publicitário Freela, um projeto que apadrinha profissionais de publicidade e design ensinando a eles os caminhos certos pra se construir uma carreira freelancer. Sou também Diretora de Planejamento Estratégico da Otus Agência Digital, um pouco nômade e convicta de que posso fazer do mundo um lugar melhor.

Comentários