Conheça o Festival de Cannes Lions

cannes_700x525

Está chegando… Por isso, eu quero falar para você de um dos festivais mais icônicos da publicidade. Tanto pela grandiosidade do evento, quanto pelo prestígio que uma estatueta de leão pode trazer para a carreira de um profissional.

Hoje, eu quero falar do Festival de Cannes Lions. Vamos a isso?

O que é o Festival Cannes Lions

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é um evento mundial para agências, produtoras e profissionais que trabalham nas áreas de publicidade, design e comunicação criativa. Sendo considerado o maior, e mais famoso, evento da área.

O festival acontece todo ano no mês de junho, é realizado no centro de convenções da cidade de Cannes, na França, o “Palais des Festivals et des Congrès”, e tem duração de 7 dias.

Durante o evento acontecem diversas atrações, como a premiação, diversas palestras e festas, organizadas pelo evento e por patrocinadores.

História do Festival

O festival nasceu em 1954, inspirado pelo Festival de Cinema de Cannes, onde um grupo de publicitários achava que os criadores de filmes comerciais, também deveriam ser reconhecidos.

Então, eles fundaram o Festival Internacional de Cinema Publicitário, que teve a primeira edição em Veneza, na Itália. E a estátua de leão da Piazza San Marco, em Veneza, foi a inspiração para o estatueta de leão do prêmio.

Durante muitos anos o local do evento alternava entre Veneza e Cannes. Até que em 1984 se estabeleceu na cidade da Riviera Francesa, onde está até hoje.

Como o evento foi criado pensando nos filmes comerciais, ficou durante muitos anos apenas com essa categoria na premiação. Só em 1992 começou a ser incluído novas categorias, que premiavam outros tipos de projetos.

Foi na década de 90 que o festival também acrescentou ao evento palestras, seminários e workshops. O que deu mais corpo para o evento, que passou a receber profissionais em busca de aprendizado e evolução profissional, e não apenas quem tinha algum projeto concorrendo na premiação.

Categorias de Premiação

Hoje o festival conta com 26 categorias, separadas por 9 grupos.

  1. Reach
  • Creative Data Lions
  • Social & Influencer Lions
  • PR Lions
  • Direct Lions
  • Media Lions
  1. Communication
  • Film Lions
  • Radio & Audio Lions
  • Print & Publishing Lions
  • Outdoor Lions
  • Design Lions
  • Mobile Lions
  • Titanium Lions
  1. Craft
  • Industry Craft Lions
  • Digital Craft Lions
  • Film Craft Lions
  1. Experience
  • Brand Experience & Activation Lions
  • Creative eCommerce Lions
  1. Innovation
  • Innovation Lions
  • Product Design Lions
  1. Impact
  • Creative Effectiveness Lions
  1. Good
  • Sustainable Development Goals Lions
  • Glass: The Lion for Change
  1. Entertainment
  • Entertainment Lions
  • Entertainment Lions for Music
  1. Health
  • Pharma Lions
  • Health & Wellness Lions

Sendo que em cada categoria há subcategorias de acordo com o mercado de cada anunciante. Podendo ter diversos vencedores em cada uma das categorias.

Tipos de Leões das Premiações

O “pódio” das premiações contam com 4 tipos de troféu: Leão de Bronze, Leão de Prata, Leão de Ouro e Grand Prix.

Sendo apenas os vencedores do Leão de Ouro que competem para o Grand Prix, que é o maior prêmio daquela categoria, onde apenas 1 projeto é o vencedor.

O Primeiro Leão de Ouro do Brasil

O primeiro leão de ouro da publicidade brasileira veio em 1974, com o filme Homem com mais de quarenta anos, criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, pela agência DPZ, para o Conselho Nacional de Propaganda.

Nessa época, havia apenas a premiação para filmes comerciais. As outras categorias passaram a ser adicionadas, festival após festival, a partir de 1992.

Leões Brasileiros de 2017

Todo ano o Brasil fica no ranking dos mais premiados no festival. E para dar uma ideia, eu resolvi trazer o número de quantos leões o Brasil trouxe para casa ano passado.

Ao todo, foram 99 troféus. Sendo 14 Leões de Ouro, 33 Leões de Prata e 52 Leões de Bronze.

Na categoria Film, o Brasil conquistou 1 Bronze. Em Integrated, outro Bronze. Em Print & Publishing foram 4 Leões de Ouros, 7 de Pratas e 10 de Bronzes. Em Outdoor, o Brasil teve 3 Ouros, 3 Pratas e 5 Bronzes. Em PR foram 5 Leões de Pratas e 5 de Bronzes. Em Glass, um Bronze. Em Direct foram 2 Leões de Ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze. Em Cyber, 1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes. Em Mobile foram 1 Leão de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze. Em Creative Data, 1 Prata e 1 Bronze. Em Media foram 5 Bronzes. Em Design, 3 Pratas e 1 Bronze. Em Prodct Design mais um Bronze. Em Entertainment foram 1 Prata e 3 Bronzes. E 2 Pratas em Entertainment for Music. Em Rádio foram 1 Leão de Ouro, 2 de Prata e 4 de Bronze. Em Digital Craft, 1 Ouro e 1 Bronze. Em Pharma foram 1 Leão de Ouro e 1 de Prata. Dois Bronzes em Health & Wellness. E ainda, 3 Pratas e 2 Bronzes em Promo & Activation.

Sendo as 3 Agências mais premiadas a AlmapBBDO, Ogilvy e a DM9DDB.

Jurados Brasileiros

Os profissionais Brasileiros são muito respeitados nessa premiação, por isso todo ano alguns nomes do mercado nacional são convidados para compor os jurados das categorias do festival.

Esse ano irão participar do júri 18 brasileiros, que são:

Fernando Machado – Burger King (Presidente de júri na categoria Creative Effectiveness)

Fernando Guntovich – The Group (categoria Brand & Activation)

Paula Lindenberg – Ambev (categoria Creative Effectiveness)

Paulo Coelho – DM9 (categoria Direct)

Eco Moliterno – Accenture (categoria Innovation)

Laura Esteves – Y&R (categoria Film)

Andrea Siqueira – Isobar Brasil (categoria Creative eCommerce)

Giovanni Vanucchi – Oz Strategy Design (categoria Design)

Saulo Rodrigues – R/GA (categoria Digital Craft)

Alberto Lopes – Vetor Zero (categoria Film Craft)

Bruno Rabello – McCann Health (categoria Health & Wellness)

Cesar Toledo – Tribal Worldwide (categoria Media)

Fábio Simões – FCB Brasil (categoria Mobile)

Kito Siqueira – Satélite Áudio (categoria Music)

Mariana Borga – J. Walter Thompson (categoria Outdoor)

Rodolfo Sampaio – MoMA (categoria Print & Publishing)

Álvaro Rodrigues – Fullpack (categoria Radio & Audio)

Renata Florio – Ogilvy Health Nova York (categoria Pharma)

Quando Acontece o Evento

O Festival de Cannes Lions acontece todo ano em Cannes, na França, durante o mês de junho. E esse ano não será diferente.

O evento acontecerá entre os dias 18 e 22 de junho. Terá muitas palestras, premiações e festas. Um ambiente de muito aprendizado e networking.

O site oficial, onde você encontrará todas as informações (e a programação completa) é: canneslions.com

E eu tenho um presentinho para você…

Vencedores na Categoria de Print em Cannes Lions 2017

Para já ir aquecendo os motores para o festival deste ano, eu separei todos os anúncios vencedores na categoria de Print no festival de Cannes Lions de 2017.

São dezenas de campanhas de anúncios impressos criadas por agências do mundo todo. Ótimas referências para se inspirar!

Para baixar essa coletânea, basta clicar no link abaixo:

> http://cri.meucaoscriativo.com.br/cannes

Lá, você encontrará os vencedores de Bronze, de Prata, de Ouro e de Grand Prix, o vencedor dos vencedores na categoria Print.

Espero que goste do material e que ele te inspire a criar mais!

2 Gostei disso
0 Não gostei disso

Diretor de Arte e Designer com mais de 9 anos de experiência nas melhores agências de São Paulo (Havas Worldwide, AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi) e na Publicis de Lisboa, em Portugal. Em 2016 fui vencedor do Prêmio Young Lions, sendo selecionado para representar Portugal no Festival de Cannes Lions, na França. Além de colaborar aqui no Universitário Publicitário, estou a frente do projeto Meu Caos Criativo.

Comentários