Como ser um bom publicitário antes mesmo de se formar

como-se-tornar-um-bom-publicitario-antes-mesmo-de-se-formar

Por incrível que pareça, a publicidade é cheia de clichês. Por aí, o que se conta é que se você é criativo, já cumpre o único requisito necessário para se tornar um publicitário. Sinto informar à sociedade, mas não é bem assim. Para se tornar um bom profissional de comunicação você tem que ralar, e não precisa esperar o canudo e a beca pra começar a desenvolver as habilidades chaves para se tornar um publicitário f*da!

1- Seja curioso

Substitua a palavra “criatividade” por “curiosidade” em todo jargão criativo que você ouvir. A área de comunicação exige que você conheça de tudo um pouco, por isso, não se contente apenas com as manchetes. Pesquise sobre as velhas estratégias de marketing, mas também esteja afiado em relação às novidades da área. Saiba do que seu professor está falando antes mesmo dele explicar. Faça do Google seu melhor amigo.

2- Tenha referências

Não há nada mais decepcionante do que um comunicador que não entende o que todo mundo está falando. Você precisa entender, ao menos um pouquinho, sobre todos os nichos de mercado. Isso significa entender aquela piada nerd ou aquela citação geek do Guia dos Mochileiros. Aliás, aqui vai um teste: Qual o sentido da vida, do universo e tudo mais?

Se você sabe a resposta, já está no caminho certo. Se não pegou a referência, precisa estudar mais, viu?




3- Amigos e brejas, estudos à parte

A faculdade é uma época incrível da sua vida. Aproveite MUITO cada rolê, cada vaquinha pra comprar cerveja no bar fuleiro da esquina, cada festa que aparecer. Mas que isso NUNCA seja motivo pra você reprovar por falta ou não entregar o trabalho no prazo. Tenha responsabilidade com a sua carreira desde o primeiro dia de aula. É isso o que vai te destacar diante dos seus concorrentes quando for entrevistado na agência dos sonhos.

4- Mire alto

Não subestime sua capacidade. Encontre profissionais que são referência no mercado de publicidade e tente aprender com o que eles fazem. Siga profissionais de publicidade e acompanhe a atualização de seus portfólios. Você não conseguirá se tornar um publicitário nota 10 se todas as suas referências são nota 7.

5- Não dispense nenhuma oportunidade de ampliar seu conhecimento

Aquela palestra que parece que vai ser chata, aquele curso on-line gratuito que parece que não vai dar em nada, aquele webinar que calhou na data do rolê… Tudo isso pode parecer inconveniente agora, mas vai encher o seu currículo. E como dona de agência e recrutadora eu te garanto: entre um currículo cheio de cursos e um currículo com uma única experiência, quem sabe mais conquista a vaga.

 

Ah, e nada de guardar essas dicas pra você, viu? Compartilhar conhecimento aumenta o nível do mercado publicitário. Um mercado mais qualificado significa profissionais mais bem remunerados (isso inclui você!). Então compartilhe isso com seus amigos e com aquela galera despreocupada da faculdade. Vamos formar um mercado melhor.

18 Gostei disso
0 Não gostei disso

Apaixonada por conhecimento compartilhado. Formada em Comunicação Social e fundadora do Publicitário Freela, um projeto que apadrinha profissionais de publicidade e design ensinando a eles os caminhos certos pra se construir uma carreira freelancer. Sou também Diretora de Planejamento Estratégico da Otus Agência Digital, um pouco nômade e convicta de que posso fazer do mundo um lugar melhor.

Comentários