Como ir para a etapa presencial no processo de Trainee?

Smiling businessmen listening to young female during interview

Como falamos no post Eu me formei! E agora?” o programa de Trainee é muito atraente para os recém-formados, com salários que vão de 4 a 6 mil reais.

Mas conquistar essa vaga não é tão simples, é altamente concorrido e requer muito estudo e determinação. Para ajudar você, vou dar dicas de como chegar lá e partir para a fase presencial.

ANALISANDO PONTOS FRACOS

Tenho um ano de formada e ao pesquisar sobre oportunidades eu descobri o Trainee e seu potencial profissional e financeiro. Foi aí que cai em cima, me candidatei e realizei testes para tentar conquistar essas vagas.

Eu me inscrevi em processos para várias empresas, mas acabava tendo notas baixas e frustração! Foi aí que parei e comecei a analisar onde eu estava errando para evoluir. Sempre esteja atento aos seus pontos fracos em qualquer momento da sua vida. Quanto mais cedo descobri-los, mais rápido poderá trabalhá-los e dar a volta por cima.

TRIO PARADA DURA

Para ir para a etapa presencial você precisa realizar testes (na maioria das vezes) ou realizar desafios propostos pela empresa.

DESAFIOS PROPOSTOS

Nos desafios propostos pela empresa, podem ser compostos por parte escrita e vídeos onde você conta mais sobre você e o projeto que desenvolveu para solucionar o problema. Este foi um dos vídeos que realizei:

Lembre-se, é importante nesta etapa escrever um bom roteiro antes de gravar, ter uma boa desenvoltura na filmagem, despertar interesse e buscar inovar no seu vídeo. E o que você realizar precisa ter coerência com o posicionamento da empresa, não seja extravagante e nem apagado demais.

TESTES

Nesta etapa, eu tinha sérios problemas com os três testes requisitados para se passar para a etapa presencial:

  • Domínio do Excel 
  • Domínio da Língua Inglesa (Intermediário, Avançado ou Fluente) – Às vezes também é pedido Espanhol
  • Raciocínio Lógico

1.EXCEL

Eu tinha pouco conhecimento do Excel, mexia raramente com planilhas. Na verdade, não gostava muito de mexer com fórmulas. Mas tomei bomba e tive que começar a me dedicar um pouco mais para buscar melhores resultados. Dentro da plataforma de recrutamento, a Betha, fiz algumas breves aulas de Excel que já me ajudaram a ficar na média. Ensinava de maneira fácil, descontraída e de forma que aquele conhecimento servisse para o dia a dia.

Então foi ai que busquei saber mais sobre a instituição que oferecia essas aulas, a Hashtag Treinamentos. Eles tinham cursos focados para destacar estagiários e Trainees no mercado de trabalho e, inclusive, nos processos para Trainee.

Resolvi sair da média e partir com unhas e dentes para a conquista do meu objetivo. Comecei a fazer o curso! Sério, o curso está me colocando em outro nível no Excel. São 23 h de curso, com videoaulas curtas que vão ensinando aos poucos, sem cansar o aluno. Eles realmente ensinam, mostram como fazer utilizando o mouse e utilizando atalhos no teclado. Tudo para facilitar o dia a dia e fazer com que o profissional ganhe tempo e seja mais eficiente. Você ainda pode baixar o conteúdo em PDF para tirar dúvidas e estudar. Eles oferecem acesso ao curso durante 5 anos.

Além disso, eles ainda oferecem de bônus mais dois cursos, o CURRÍCULO MATADOR – APRENDA COMO FAZER SEU CURRÍCULO e o VBA PARA EXCEL COMPLETO.

Foi o curso que mais me ensinou e me colocou perto do mercado de trabalho. Ele me mostrou possibilidades ao utilizar o Excel de uma maneira que eu não conhecia. Eles  realmente criaram uma nova forma de apresentar dados pela planilha. Acha que estou exagerando? Veja só:

Percebeu que não basta apenas ter conhecimento, né? É necessário se destacar! E como prova viva, aconselho muito esse curso do Excel Impressionador para quem realmente quer aprender, dominar e se destacar com o Excel.

2. IDIOMA

“I speak Englisk” não é falar inglês. Se desenvolver no dia a dia vai muito além do que saber o básico e as empresas estão pedindo no mínimo Intermediário, na maioria das vagas sendo o requisito avançado ou fluente.

Por mais que eu já tivesse feito curso, há 10 anos atrás (não me julga rsrs), não exercitar o idioma me fez esquecer bastante coisa. Eu precisava de um curso que realmente me ensinasse e fosse num tempo mais curto (de 1 ano exatamente para o próximo processo seletivo).

Não adianta sentar e chorar, tive que arrumar um jeito de ser avançada no inglês logo! Então, busquei um curso de inglês que ensinasse em 18 meses (por ter feito curso e já saber algo, antes desse período já conseguirei estar no nível avançado). Apertei aqui e ali a grana do mês e entrei em mais um investimento na carreira. Estou investindo pesado? Estou! Mas essa é a hora! Boas oportunidades não esperam você estar preparado, você precisa estar preparado para quando elas aparecerem.

Para quem desejar saber, o curso que escolhi foi da Wise UP.

3. RACIOCÍNIO LÓGICO

Esse daqui chega a ser ironia do destino. Muitas vezes durante o curso de Comunicação ouvi pessoas dizendo que faziam Comunicação porque não tinha matemática. Não é bem assim… rsrs.

Aqui você vai precisar ter um bom conhecimento matemático e raciocínio rápido. Vai precisar estudar matemática, realizar testes para treinar, jogos que te ajudam a desenvolver um pensamento mais rápido, etc.

Selecionei alguns livros, sites, canais no YouTube e jogos para te ajudar neste processo. Se souber mais de algum, escreva aqui no post.

LIVROS

  • Aumente seu QI (Autores: Hercun, Deborah/ Editora: Marco Zero)
  • Deixe seu cérebro em forma (Autores: Crinella, Francis M./ Sextante)
  • Brains Game #1: Lower your brain age in minutes a day (Editora: Publications International, Limited)
  • As inteligências múltiplas e seus estímulos (Autor: Celso Antunes/ Editora: Papirus)

SITES

CANAIS NO YOUTUBE

JOGOS

  • Sudoku
  • Kakuro
  • Cubo Mágico

Espero que esse post tenha te ajudado, que você passe para a próxima etapa e conquiste a vaga de Trainee!

Gostou? Compartilhe e ajude outras pessoas. Guardar conhecimento é o primeiro passo para se limitar profissionalmente.

Abraços!

0 Gostei disso
0 Não gostei disso

(Redatora Publicitária)

Publicitária, redatora, criadora de conteúdo, work holic e amante de leitura. Sou uma profissional que está em constante busca pelo estudo do comportamento das pessoas e em como o conteúdo pode transformar a interação entre marcas e consumidores. E o Universitário Publicitário? O meu grande laboratório.

Comentários