Como conseguir seu primeiro estágio

como-conseguir-estagio-em-publicidade

Você entrou na faculdade, gosta do seu curso e quer conquistar sua independência financeira. Qual é o primeiro passo óbvio? Conseguir um estágio! Mas não é tão fácil assim e se você está lendo esse texto é porque sabe disso.

A concorrência é alta e você ainda tem um currículo em branco. Zero experiência. Quem vai querer te contratar?

O que ninguém te conta é que experiência não é o único fator importante no seu currículo. Eu sou contratante, acredite em mim! Aqui está uma lista de outros critérios que são levados em consideração desde a apresentação do seu e-mail até a entrevista:

  • Uso correto do português (é mais importante do que você imagina!);
  • Coesão e coerência na apresentação de ideias;
  • Objetividade, clareza e honestidade;
  • Conhecimento na área na qual você gostaria de atuar;
  • Cursos extracurriculares;
  • Boa articulação verbal;
  • Atenção aos detalhes;
  • Vontade de conquistar a vaga;
  • Valores compatíveis com o posicionamento da empresa.

Como você pode ver, de todos os 9 itens, 8 são habilidades que podem ser desenvolvidas. O último você pode resolver pesquisando bastante sobre a empresa que disponibilizou a vaga para a qual você irá se candidatar (aqui está outra coisa mais importante do que você imagina). Tendo isso em mente, aqui estão algumas dicas para que você esteja mais preparado para conquistar sua primeira vaga de estágio.

Faça o máximo de cursos que você puder

Seu currículo pode ter a categoria “experiência” vazia e ainda sim impressionar os contratantes. Isso só acontece se a área de “formação” for bastante recheada. Siga páginas de marketing digital, publicidade e design, e fique atento aos cursos que aparecerem. Se inscreva em todos os que você puder. Muitos cursos são baratos, possibilitam que você divida em 12 vezes ou – melhor ainda – são gratuitos. Explique para sua família a importância disso para sua carreira e peça que eles te patrocinem. Vale até negociar com eles: Tio, eu faço o logo do seu restaurante em troca da inscrição desse curso aqui!”. Todo mundo sai ganhando.

Por exemplo: o Universitário Publicitário está oferecendo um curso de Planejamento de Conteúdo com Bárbara Lasci (que já trabalhou com a Olgivy!!!) pela bagatela de 99 golpinhos. E ainda dá pra dividir no cartão!

Invista tempo e energia nos trabalhos acadêmicos

Com essa dica você garante três coisas fundamentais em um processo seletivo: conhecimento, experiência de oratória e auto-confiança. Quanto mais você explica sobre um assunto, mais domínio você terá sobre ele. Mais domínio, menos insegurança. Menos insegurança, mais chances na entrevista!

Peças fantasma

Até o dia da publicação desse texto eu já havia escrito o total de 6 textos para vocês através do Universitário Publicitário e em praticamente todos eles repito que você precisa produzir, tendo ou não um emprego. Reaproveite a dica acima. Utilize os exercícios da faculdade para fazer o seu melhor e preencher seu portfólio (em especial se sua intenção for atuar na criação). Com alguns exemplos da sua capacidade criativa, os contratantes terão mais clareza de como você poderá contribuir com a empresa.

Leia bastante

Não pra ser uma pessoa intelectualizada, mas porque melhora sua gramática, seu vocabulário e amplifica suas referências (fundamentais pra manter sua mente ativa). Não precisa ler sobre publicidade especificamente. Leia O Guia do Mochileiro das Galáxia. Harry Potter. O Nome do Vento. São excelentes livros!

Concorra a vagas que te interessam de verdade

O desespero é inimigo da perfeição (certo que o ditado não era bem esse, mas vamos continuar). Para esse  tópico vou contar uma história real.

Quando abrimos a Agência Otus, já tínhamos uma pessoa na redação, uma pessoa no atendimento e uma pessoa na arte, mas precisávamos de um social media. Abrimos uma vaga de estágio esclarecendo todas as tarefas que o estagiário precisaria executar e o que estávamos esperando dos candidatos nesse processo seletivo. Na segunda fase da seleção tínhamos ótimos concorrentes. Eles haviam demonstrado interesse, segurança, conhecimento e criatividade para lidar com as questões-problema que levantamos. A segunda fase é mais criteriosa e, por ter um volume menor de candidatos, conseguimos ouvir melhor sobre os concorrentes à vaga, seus anseios e histórias. Eram quatro candidatos. 1 deles não sabia que carreira gostaria de seguir na publicidade, outro sabia que queria ser redator e outro tinha certeza que queria atuar com produção audiovisual. O último candidato era o único que sabia que queria ser social media e tinha se preparado para isso (vide currículo cheio de cursos de planejamento para mídias sociais, estratégias para campanhas digitais e cursos de operação das plataformas de anúncio). Quem vocês acham que conquistou a vaga de estágio?

Converse com profissionais

Tenha olhos e ouvidos atentos para absorver o conhecimento que profissionais da área (ou colegas de turma que já trabalham com publicidade) tem a te oferecer. Se tiver dúvidas sobre o mercado ou a carreira, pergunte. Não tenha vergonha de se dedicar à sua carreira. Siga os conselhos que deixei no texto Como ser um bom publicitário antes mesmo de se formar.

Na esperança que essas dicas tenham te ajudado, encerro por aqui. Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais pra ficar sabendo das novidades!

22 Gostei disso
1 Não gostei disso

Apaixonada por conhecimento compartilhado. Formada em Comunicação Social e fundadora do Publicitário Freela, um projeto que apadrinha profissionais de publicidade e design ensinando a eles os caminhos certos pra se construir uma carreira freelancer. Sou também Diretora de Planejamento Estratégico da Otus Agência Digital, um pouco nômade e convicta de que posso fazer do mundo um lugar melhor.

Comentários