Círculo Cromático: Como usar?

circulo cromatico_capa

Você já leu o post sobre Círculo Cromático: o que é e para que serve? Vou precisar que leia antes de continuar a leitura deste post. Será necessário para que você consiga fazer as combinações de cores que irei explicar aqui. Beleza?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Círculo Cromático, é hora de saber como usá-lo para criar ótimas combinações de cores. Vamos a isso?

Círculo Cromático: Combinação Monocromática

A combinação monocromática diz respeito em usar tons diferentes obtidos a partir da mesma matiz de cor.

Resumindo, é basicamente pegar uma determinada cor no Círculo Cromático e variar sua tonalidade, através da saturação e luminosidade. Para facilitar essa tarefa, podemos já usar o círculo com uma variação entre as cores.

Círculo Cromático

Círculo Cromático: Combinação Análoga

A combinação análoga está ligada em escolher uma core combinar com as duas cores vizinhas a ela.

Essa combinação gera uma sensação de uniformidade, pelas cores terem uma mesma cor primária em sua construção.

Círculo Cromático

Nessa combinação o ideal é combinar 3 cores, mas pode chegar a 5 dependendo das necessidades do projeto.

Círculo Cromático: Combinação Complementar

A combinação complementar diz respeito em escolher uma cor e combiná-la com a cor oposta no círculo. Ou seja, sua cor complementar.

Essa combinação gera muito contraste e destaca as duas cores, uma realçando a outra.

Círculo Cromático

Círculo Cromático

Círculo Cromático: Combinação Complementar Dividida

A combinação complementar dividida é uma variação da combinação complementar. A partir de uma cor, combinamos com as 2 cores vizinhas à sua complementar.

Essa combinação acaba formando um triângulo isósceles. O efeito causado é semelhante com a combinação complementar, porém com menos contraste entre as cores.

Círculo Cromático

Círculo Cromático: Combinação Triádica

A combinação triádica é a combinação de 3 cores, tendo a mesma distância entre cada cor. Essa combinação acaba formando um triângulo equilátero.

Círculo Cromático

Dessa forma, se escolhermos uma cor primária, as outras duas seriam também cores primárias. Se escolhermos uma cor secundária, novamente as demais cores seriam secundárias. E a mesma coisa acontece com cores terciárias.

Círculo Cromático: Combinação Tetrádica Quadrada

A combinação tetrádica quadrada diz respeito em combinar 4 cores, tendo a mesma distância entre cada cor. Formando assim um quadrado.

Círculo Cromático

Uma curiosidade é que com essa combinação, usamos 2 pares de cores complementares.

Combinando cores com o círculo cromático

Essas são as 6 maneiras mais comuns de combinar cores usando o Círculo Cromático. Com elas você conseguirá criar combinações agradáveis e bem diferentes entre si.

Mas não adianta ficar na teoria! Pega essas 6 técnicas e já começa a aplicar em seus trabalhos, criando combinações de cores que fiquem harmônicas e façam sentido com o projeto.

Depois, me manda esses projetos para eu conhecer o seu trabalho e saber que esse conteúdo realmente fez a diferença com as cores no seu trabalho. Beleza?

2 Gostei disso
0 Não gostei disso

Diretor de Arte e Designer com mais de 9 anos de experiência nas melhores agências de São Paulo (Havas Worldwide, AlmapBBDO e F/Nazca Saatchi & Saatchi) e na Publicis de Lisboa, em Portugal. Em 2016 fui vencedor do Prêmio Young Lions, sendo selecionado para representar Portugal no Festival de Cannes Lions, na França. Além de colaborar aqui no Universitário Publicitário, estou a frente do projeto Meu Caos Criativo.

Comentários